O mês mais rosa do ano nos lembra que todas as mulheres devem ser corajosas o bastante para entrar nessa luta de conscientização, prevenção e tratamento.
Outubro Rosa – O momento de arrasar é agora!
O câncer de mama é uma realidade para muitas mulheres, independente da sua idade ou estilo de vida, praticar o autoexame e também ter uma rotina de exames pelo menos uma vez por ano com um médico especialista é uma forma de prevenir e se preciso tratar a doença a tempo.
Apesar da falta de informação sobre a doença ela é muito comum (cerca de 2 milhões de casos por ano no Brasil) e não atinge somente as mulheres, homens também podem desenvolver o câncer, claro que em uma possibilidade muito menor, mas também pode acontecer.
A maioria das mulheres atingidas pela doença tem mais de 40 anos, mas já foram registrados casos de câncer em outras faixas-etárias, por isso, ninguém está imune a doença, inclusive crianças e adolescentes.
Quais os sintomas?
Desconforto nos seios, mamilos doloridos ou invertidos, nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alteração no tamanho, formato ou textura dos mamilos ou do seio.
Diagnóstico?
O diagnóstico é feito através da mamografia, e ela é recomendada, pois detecta o tumor quando ele ainda não pode ser palpado com as mãos no autoexame e quanto menor o tamanho do tumor e quanto antes ele é detectado e tratado maiores são as chances de cura (cerca de 95% de chance se o tumor tiver menos de 1cm).
A mamografia deve ser feita obrigatoriamente uma vez por ano por todas as mulheres com 40 anos ou mais.
Tratamento:
O tratamento depende muito do estágio do câncer. Podendo consistir em cirurgia, radioterapia e também na quimioterapia.
—
A hora de se prevenir é agora, mostre que você arrasa e se ama demais para ter medo de uma doença. Faça o autoexame e visite seu médico de confiança.