O mês de Outubro sempre chega acompanhado de uma campanha forte e importantíssima, que nos atenta ao principal ponto do amor próprio, o toque! Acima da estética ou do que é beleza, esse amor é de dentro para fora, é o mais alto cuidado que uma mulher pode ter consigo mesma.
O Outubro Rosa foi criado em 1990 e é celebrado todos os anos, com o objetivo de compartilhar informações e conscientizar sobre o câncer de mama, o câncer mais incidente em mulheres no mundo inteiro. É principalmente nesse mês que são debatidas políticas públicas, para proporcionar um acesso mais amplo aos serviços de diagnóstico e de tratamento.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama surge quando há uma multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor que pode, potencialmente, invadir outros órgãos. Na maioria dos casos, quando há o tratamento adequado, e em tempo oportuno (por isso a importância da prevenção), apresenta um bom prognóstico.
O câncer de mama é mais comum em mulheres que iniciam seu ciclo menstrual muito jovem e chegam à menopausa tardiamente. Mas, também é causado por alguns fatores biológicos e genéticos, e outros como o tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal por tempo prolongado), obesidade, além do alcoolismo.
Os hábitos saudáveis são essenciais para se prevenir e até mesmo, ajudar na hora do tratamento, entre muitos outros, estão a prática de atividade física, a alimentação saudável e o controle de peso. Também é importante evitar o álcool, o fumo e o estresse.
É preciso estar atenta aos sinais! Por isso se fala tanto no autoexame, o toque pode salvar a sua vida, pois os sintomas mais comuns desse câncer são o aparecimento de nódulos, inchaço, dor e vermelhidão na mama.
Observar o seu corpo, as suas mudanças e sinais, ajudam a identificar diversas doenças. O diagnóstico é feito pelo médico através da realização de exames de rastreamento, como a mamografia e a ultrassonografia.
Sempre surge a dúvida, se esse tipo de câncer pode acometer a homens, e a resposta é sim! Porém ele é raro e representa apenas 1% do total de casos da doença.
A Denim Zero uniu forças com o CAM (Centro de Atendimento à Mulher) do Rio do Sul, em Santa Catarina. Juntas, queremos e vamos fazer parte desse elo, para que cada vez mais, mulheres recebam informações e possam se prevenir; além de oferecer apoio para as que estão travando essa batalha.
O Centro de Atendimento à Mulher, existe desde março de 2002, atualmente conta com 10 funcionários, mais 6 médicos e um radiologista. Eles atendem todos os ciclos da mulher, desde a prevenção, descoberta até o tratamento do câncer de mama. Lá eles possuem atendimento com ginecologista, obstetra, mastologista, um ambulatório voltado à amamentação e um ambulatório voltado à transexualidade, entre outras especialidades.
Em média a CAM atende 3 mil mulheres por mês! Desde o início do ano, até o dia 31 de agosto de 2022, já realizaram 542 ultrassons de mama. Esse centro de atendimento possui uma função importantíssima, ajudando mulheres em uma fase mais delicada de suas vidas.
Durante todo esse mês, cada peça vendida terá R$10 revertidos em doação para a CAM, e você também receberá esse valor de desconto no seu pedido final. É uma campanha de mão dupla, nessa causa, todas saem ganhando!
Mulheres poderosas, se amam e se cuidam. Por isso não esqueça, SE TOCA AMIGA! Xoxo, Denim Zero <3