5% de desconto no PIX Frete grátis: Sul, Sudeste, Centro Oeste E Nordeste 10% OFF na primeira compra: cupom CHEGUEIDZ

5 Filmes Para Debater O Direito Das Mulheres

Data da postagem 16/08/2017 Tema Dicas
Visualizações
2.275 visualizações

O Dia Mundial da Igualdade Feminina, 26 de agosto, foi criado não apenas para celebrarmos a igualdade, mas para refletirmos e lutarmos contra a desigualdade de gênero. Há poucas décadas as mulheres não tinham direitos na sociedade, e e seu papel era visto apenas para o casamento e maternidade. Diversos tipos de abuso foram – e ainda são – causados por essa desigualdade, e é uma luta constante dar um fim nisso.

Revolução em Dagenham (2010)

1968, Dagenham, Inglaterra. Entre os milhares de funcionários da Ford estão 187 mulheres que recebem pouco e trabalham em condições precárias. Revoltadas e sob a liderança de Rita O'Grady, elas iniciam uma greve que abala o país e muda o mundo.

39 5 filmes para debater o direito das mulheres 2

 

O sorriso de Mona Lisa (2003)

O filme conta sobre uma professora de arte que chega à tradicional escola de Wellesley na década de 1950, onde as mulheres mais inteligentes dos Estados Unidos são educadas para se tornarem esposas e mães exemplares, sem jamais questionarem a autoridade masculina e o próprio papel neste arranjo social. A professora Katherine Watson, Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, discute o papel da mulher por meio das obras de arte que aborda. É claro que a insubordinação custa caro à Katherine e às alunas que a apoiam.  

39 5 filmes para debater o direito das mulheres 3

 

Flor do deserto (2009)

Aos 13 anos, Waris Dirie fugiu de sua aldeia no interior da Somália para escapar de um casamento arranjado. Enviada à Londres, trabalha como empregada na embaixada da Somália. Quando adulta, vira modelo mas permanece nela uma marca da sua infância: a mutilação genital, uma das maiores agressões – ainda legal em muitos países – às mulheres no mundo.

39 5 filmes para debater o direito das mulheres 1

 

Historias cruzadas (2011)

O filme narra a luta de Eugenia Skeeter Phelan para dar voz às mulheres negras vítimas do forte racismo presente na década de 60 nos Estados Unidos. Moradora de Jackson, uma pequena cidade no estado do Mississipi, a garota, que quer ser jornalista, decide escrever um livro sob a perspectiva das empregadas negras acostumadas a cuidar dos filhos da elite branca, da qual ela mesma faz parte. Skeeter se alia à empregada de sua melhor amiga, Aibileen Clark e, mesmo contrariando a sociedade, juntas seguem em busca de igualdade.

39 5 filmes para debater o direito das mulheres 4

 

Estrelas além do tempo (2016)

O filme “Estrelas Além do Tempo” conta sobre uma equipe de cientistas da NASA nos anos 60, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, que provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história estadunidense e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

39 5 filmes para debater o direito das mulheres 5

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.